segunda-feira, 27 de março de 2017

Pernambuco registra diminuição de 97% nos casos de arboviroses



Os registros de arboviroses têm diminuído em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), houve uma diminuição de 97% nos casos em comparação com o ano passado. Apesar disso, até o mês de março, foram 434 confirmações de dengue e 132 de chikungunya. De acordo com os agentes de saúde do estado, o trabalho de vistoria tem sido prejudicado pelo receio da população, provocado pelos índices de violência.

"A gente está entrando em contato com esses municípios, para a gente fazer um trabalho de sensibilização com essa população. Isso é esperado quando você tem mudança de funcionários, mas a partir do momento que é feito um trabalho educativo, mostrando que aquele agente é daquela área, fazendo uma visita de casa em casa é prevista uma diminuição dessas recusas", declarou a gerente do Programa de Controle das Arboviroses de Pernambuco, Claudenice Pontes.

A gerente destacou que o combate ao Aedes aegypti é um trabalho contínuo e extenso. Para Claudenice, o mais preocupante é a forma que a população estoca água, diante da seca e da baixa estrutura de alguns municípios. 

"Cada vez mais a gente observa a necessidade da população em armazenar água. Muitas vezes ela improvisa. Utiliza uma banheira de criança, nós já vimos carcaça de geladeira que utilizaram pra armazenar água. Esses lugares são de difícil vedação, e isso tudo favorece a proliferação do mosquito. O que a gente orienta é verificar um depósito para armazenar adequadamente", relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário